Análise de riscos na compra e na venda de imóveis

Fevereiro/2022

O procedimento de diligência prévia, conhecido como Due Diligence, é a análise dos riscos jurídicos do negócio e da viabilidade da compra ou da venda de um imóvel.

Esse serviço pode ser prestado tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Para o vendedor é possível fazer uma busca jurídica do comprador potencial (verificar se ele é um bom pagador, se tem o nome sujo na praça, se possui processos judiciais), organizar toda a documentação necessária para agilizar a negociação e a venda do imóvel.

Para o comprador analisa-se o motivo da compra do imóvel, as situações especiais do vendedor (se está se desfazendo do bem para fraudar credores, por exemplo), se o imóvel possui débitos e toda a documentação do bem para aumentar a segurança jurídica do negócio.

Analisados os pontos acima, o advogado elabora um parecer com o resultado do estudo e da pesquisa e opina sobre os possíveis riscos do negócio.

Normalmente os compradores estão expostos a mais riscos do que os vendedores.

O principal risco do vendedor é não receber o valor prometido, mas juridicamente é possível desfazer o negócio e reaver o bem.

O risco do comprador é uma possível perda do imóvel e de todo o valor pago nos casos de fraude do vendedor.

Para garantir maior segurança à compra e à venda de um imóvel é aconselhável estar sempre acompanhado de um advogado especializado em Direito Imobiliário.

Economizar com o advogado pode gerar prejuízos consideráveis e a perda de todo o valor pago pelo bem.

Fique atento para não cair em armadilhas!

Gostou do conteúdo?

Então compartilhe com outras pessoas!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!