COMO O PROPRIETÁRIO PODE GARANTIR A COBRANÇA DOS DANOS CAUSADOS PELO INQUILINO?

Agosto/2024

Na hora de assinar o contrato de locação tudo é lindo e perfeito, mas a relação entre o proprietário e o inquilino pode ser delicada no término do contrato.

Porém, existem caminhos a seguir para garantir que os danos causados pelo inquilino sejam tratados corretamente, de acordo com a lei e indenizados ao proprietário.


1. Contrato de locação:

O primeiro cuidado é ter um contrato de locação bem elaborado e com cláusulas específicas quanto à responsabilidade do inquilino pelos danos causados no imóvel. 

É importante o contrato prever que os danos causados serão de responsabilidade do inquilino.


2. Vistoria:

Já falei em outros posts e vídeos sobre a importância do laudo de vistoria.

Antes de iniciar a locação é indispensável a realização de vistoria detalhada do imóvel, com registro escrito e imagens.

A vistoria de entrada é uma das principais garantias do proprietário do imóvel quanto aos danos causados no imóvel durante o contrato de locação.


3. Comunicação com o inquilino e com a imobiliária:

O proprietário deve manter um bom relacionamento com a imobiliária e com o inquilino, principalmente para estar sempre atualizado sobre a condição do imóvel.

Deve-se solicitar ao inquilino a comunicação imediata de qualquer problema no imóvel durante a locação.

Por fim, é importante o proprietário acompanhar o estado do imóvel periodicamente, principalmente nos contratos de longo período ou por prazo indeterminado.

Você sabia disso?

Na dúvida, procure um advogado. 

Gostou do conteúdo?

Então compartilhe com outras pessoas!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!