O CONDÔMINO INADIMPLENTE E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O CONDOMÍNIO
Abril/2024
Cada dia mais a população escolhe viver em condomínios residenciais e para a manutenção deste sistema é cobrada uma cota condominial de cada morador.
O valor poderá ser igual para todos ou proporcional à fração do imóvel.
A cota condominial abrange as despesas ordinárias e extraordinárias. Estes valores serão somados e divididos entre os moradores.
É importante ressaltar que o condomínio não visa lucro, diferente de uma empresa.
A cota condominial é arrecadada para a manutenção e a realização de melhorias do próprio condomínio.
Portanto, se algum morador não pagar a sua cota condominial no prazo correto, a saúde financeira do condomínio poderá ser prejudicada.
Há condomínios que precisam realizar uma assembleia extraordinária para prever a arrecadação de valores extras só por causa do volume de condôminos inadimplentes.
No fim, quem pagará esta conta serão os moradores adimplentes, porque o condomínio precisa de dinheiro para funcionar corretamente.
Vale lembrar que a lei determina que a cobrança da cota condominial em atraso é um dever do síndico. Portanto, o síndico deve estar sempre atento às cotas não pagas e providenciar a cobrança imediata, a fim de evitar a criação de uma verdadeira bola de neve.
Além disso, os moradores que estão em dia com o pagamento das suas cotas deverão buscar informações junto ao síndico e ao conselho fiscal sobre a saúde financeira do condomínio, a fim de evitar surpresas.
Você sabia disso?
Na dúvida, procure um advogado.
Gostou do conteúdo?
Então compartilhe com outras pessoas!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!