Você confere os boletos que paga, as faturas de telefone e internet? Já verificou se está pagando por serviços não contratados?

Junho/2021

Não confere?

DEVERIA!

Muitos consumidores não têm o hábito de conferir as contas que paga mensalmente, como as faturas de água, luz, telefone, internet, cartão de crédito... Contudo, não são raras as cobranças de valores por serviços jamais solicitados, como seguro contra furto, seguro-saúde, assinatura de revistas, entre outros.

O consumidor demora para identificar o pagamento indevido e às vezes nunca se dá conta disso, porque, em regra, os valores cobrados são pequenos, se comparados ao total da fatura. Há cobranças de R$ 2,90, R$ 3,00, R$ 5,90…. Assim, a soma final da fatura não faz tanta diferença para o consumidor, que muitas vezes paga esses valores por anos sem perceber.

Certo! Identifiquei a cobrança e o pagamento indevido. O que fazer?

O consumidor lesado pode solicitar a devolução dos valores pagos indevidamente e o cancelamento/suspensão das cobranças injustas.

Nesses casos, quando o consumidor paga por valores jamais contratados, a restituição dos valores deve ser em dobro. A devolução só não será em dobro se o engano for justificável.

Ainda, o consumidor tem o prazo de dez anos para solicitar a devolução dos valores pagos indevidamente.

Portanto, o consumidor deve sempre conferir seus boletos e suas faturas para verificar se está pagando por serviços não contratados.

Fique atento!

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